Diesel com menor teor de enxofre chegará a 385 cidades do País

(Foto: www.transporteelogistica.terra.com.br)

Desde esta segunda-feira (01/07), a comercialização do óleo diesel S-500, com menor teor de enxofre, utilizado pela frota de caminhões, ônibus e outros veículos de uso rodoviário, é obrigatória em mais 385 municípios brasileiros, em substituição ao S-1800, seguindo determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com a medida, cerca de três mil dos 5,5 mil municípios brasileiros reduzem a emissão de poluentes, beneficiando o meio ambiente e a saúde da população.

Sete estados brasileiros (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão e Bahia) passam a comercializar exclusivamente o diesel S-500. A exceção é Recife e sua região metropolitana, que oferecem diesel S-10 desde 1º de janeiro de 2013. Em 1º de janeiro 2014, todo o diesel S-1800 será retirado mercado brasileiro, substituído pelo S-500.

A introdução do diesel com menor teor de enxofre no mercado brasileiro está sendo feita pela ANP gradualmente. Em 2006, o S-500 passou a ser comercializado em 237 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Aracaju, Vitória, Baixada Santista (SP), São José dos Campos (SP) e Vale do Aço (MG).

A partir do final de 2009, em atendimento às etapas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a ANP elaborou diversas resoluções para tornar possível a transição. Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados pelos teores máximos de enxofre: S-10 (10 partículas por milhão – ppm), S-500 (500 ppm) e S-1800 (1800 ppm).

Fonte: O Carreteiro